Cumprindo a tradição anual, na Loureira, a manhã do de Carnaval foi destinada ao arranjo dos caminhos do lugar. Com máquinas, carrinhas, tratores e enxadas foram muitos os que compareceram para dar o seu contributo.
Cumprindo a tradição anual, na Loureira, a manhã do de Carnaval foi destinada ao arranjo dos caminhos do lugar. Com máquinas, carrinhas, tratores e enxadas foram muitos os que compareceram para dar o seu contributo.
A tradição que se estima que venha desde os anos 90, com raras interrupções, continua a ser mantida ano após ano, dos mais novos aos mais velhos.
Este ano a iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, do Vereador Ricardo Santos, com o Presidente da União de Freguesia de Santa Catarina da Serra e Chainça, José Artur bem como de João Rito e Amélia Neves.
Gonçalo Lopes destacou o evento afirmando que “queria agradecer o trabalho que têm feito. Já há muito tempo que estava para visitar esta iniciativa. Isto é algo do antigamente pois existiam muitas freguesias, há 50/60 anos, atrás em que era a população que se unia, não com tanta maquinaria, para abrir caminhos e vocês mantêm essa tradição nos caminhos florestais e agrícolas.
Vi que de facto senão fosse o vosso trabalho, este lugar que é muito grande, estaria prejudicado até por questões relacionadas com acessibilidades e incêndios.”
O Presidente elogiou ainda o lugar afirmando “deixar um elogio à Loureira que é um lugar especial, e isto não é apenas discurso político, é verdade, porque acompanho de muito próximo o trabalho que têm aqui feito. Dentro de muito pouco tempo a escola que está aqui em frente vai ser transformada em creche e isto é um sinal de esperança para o futuro, para conseguir captar e fixar malta nova, para termos crianças e ganharmos aqui mais uma etapa. Por isso este lugar está de parabéns.”
José Artur, destacou também a Loureira como “exemplo para toda a freguesia e até para todo o concelho de Leiria” agradecendo a todos os voluntários que se disponibilizaram para ajudar: “Obrigado por hoje a Junta de Freguesia ter tido 80 funcionários a custo zero.”
Recordou ainda que esta iniciativa tem registado um crescimento ao longo dos anos sendo que “este ano a Junta de Freguesia mandou vir 20 carradas de tout-venant. Quando vim para a Junta eram 6” destacando que todos os anos tem aumentado a quantidade de tout-venant.
Durante o almoço foi ainda anunciado que a antiga comissão, responsável pela organização da iniciativa, cessou funções sendo apresentada a nova comissão composta por: Alexandre Marques, Hugo Reis, Jorge Ribeiro, Miguel Neves, Ricardo Ribeiro e Miguel Santos.
O dia este ano contou também com uma atividade do Clube das Agulhas, onde várias senhoras se reuniram no café da Associação para fazer croché, malha e outros trabalhos de costura mostrando o talento para os trabalhos artesanais.